sábado, 30 de julho de 2011

Vetado





















Jacarepaguá, 1983.

A Brabham de Nelson Piquet aparecendo em primeiro plano.

No início do ano seguinte Ayrton Senna não conseguia esconder a frustração de
não ter entrado na equipe.

Mesmo depois de vários testes.

Apesar de Bernie Ecclestone e Gordon Murray terem desejado ter Senna como piloto, a
história oficial diz que a Parmalat o vetou.

A empresa patrocinadora do time inglês teria exigido um piloto italiano pra sentar no
cockpit do carro.

Senna chegou a assinar um contrato de 48 horas com a Brabham, que expirou sem que  
Ecclestone conseguisse a aprovação dos italianos.

Bernie não desistiu fácil.

No desespero ainda tentou montar uma equipe com chassi ATS, motor BMW e tendo
ainda parte dos mecânicos da Brabham na parte técnica.

Tudo pra ter Senna.

Mas não deu certo.

Assim o brasileiro assinou com a Toleman sua entrada na Fórmula 1.

E o resto todo mundo sabe.

23 comentários:

Anônimo disse...

É bonito esse carro... e andava paca...
abç
Júlio

Anônimo disse...

Peraí doido! esse esforço todinho por um aspirante? a cocada nem esfriou... menos né? agora é fácil inventar essas coisas. Bernie tinha bola de cristal?

Anônimo disse...

Até aonde eu sei, o Bernie gosta de dinheiro. Tá pouco se lixando pra F-1 e títulos, leia-se temporada de 82, 84 e 85. Mesmo com um campeão a bordo e que sabia trabalhar, trocou tudo que podia por Money!

Anônimo disse...

É Corradi, é difícil manter um blog sem o expediente da sensura prévia.
Caro amigo, se estás procurando credibilidade aconselho que vás para outras plagas, isso aqui é um blog pessoal que não cobra porra nenhuma de ninguém. Para cada idiota que se vai aparecem dez iluminados par atomar o seu lugar, vade retro!!!!!!

Interessante e deselegante a palavras dos idiotas da objetividade, duvido que o obtuso que sequer se identificou sabe algo mais profundo sobre o Bernie e sua trajetória na categoria e no automobilismo em geral do que um pires com pouca água.
Não tolero imbecis que taxam os admiradores do Senna como VIÚVAS" termo pejorativo e imcapaz de ser ouvido por exemplo na Escócia aonde o Jim Clark teve o memso destino do Senna e por coincidência também produziu outro piloto tri campeão que foi o Stewart, se bem que é covardia querer comparar o intelecto e a educação d eum europeu com os boçais e invejosos tupiniquins.
ESSA HISTÓRIA É 110% CORRETA E O CORRADI MANDOU BEM, SÓ ERROU POR DESCUIDO OU POR ELEGÂNCIA QUE QUEM SE ESCONDEU POR TRÁS DISSO FOI O SR PIQUET, PILOTO QUE ADMIREI DURANTE A SUA CARREIRA INTEIRA, MAS QUE EM CARROS IGUAIS SERIA MASSACRADO PERLO SENNA, ISSO É FATO. MAS O CORRADI COM A SUA EDUCAÇÃO TIPO INGLESA ABDICOU DA POLÊMICA E PREFERIU COLOCAR NA CONTA DO PATROCINADOR UMA ATITUDE DO SR PIQUET QUE O MESMO COVARDEMENTE NEGA ATÉ HOJE, DÁ PARA VÊR DE ONDE NASCEU A INSPIRAÇÃO DO PIQUET FILHO PARA ENFIAR O CARRO NO MURO PARA A MARMELADA QUE PROTAGONIZOU NA CATEGORIA, PIOR QUE ISSO SÓ O PAPAI PATROCINANDO UMA "EXTORSÃO " PARA CIMA DO BRIATORE E COLOCANDO A BOCA NO MUNDO. ESSE É O PIOR DOS BANDIDOS, POIS ALÉM DE COMETER O CRIME E SE BENEFICIAR DO MESMO NÃO É "SUJEITO HOMEM" PARA SEGURAR AS PONTAS E DEDURA TODO MUNDO, NEM PARA BANDIDO SERVE.

Desculpe o uso da caixa alta Corradi, mas acho que você deveria ser defendido neste epsódio e paesar de não ser seu advogado conheço a fundo a história da não contratação do Senna pela Brabham, acho até justo o fato do Piquet se defender na equipe e vetar a contratação ,mas lhe falta hombridade para assumir a posição.
Admiro o Piquet - nas pistas - bem mais que os meus comentários possam transparecer, ocorre que fico extremamente triste porque a legião de admiradores do Piquet no Brasil é formada na sua esmagadora maioria pelos simpatizantes do que há de pior no piloto que é a desonestidae, a canalhice e a falta de educação que muitos confundem com sinceridade. O Senna não era santo e a categoria não têm espaço para os mesmos, salvo quando morrem nas pistas e ganham asas. Mas o que me comove e admiro no Piquet é a sua luta titânica contra todas as dificuldades, a falta de dinheiro, a perseverança, familia com nome mas sem dinheiro que ainda por cima não o apoiava, foi para a europa no peito e na raça e construiu sua carreira na pá e na picareta, um verdadeiro sef made man como gostam de falar os ianques.
Só que ao ficar rico passou a ser arrogante, prepotente e demosntrou que toda a sua humildade do início era apenas a falta de chances de pisar nos outros, em suma o dinheiro o transformou em um cara pior. Mas mesmo assim continuo desprezando as suas atitudes extra pista e tendo o maior orgulho dos seus feitos dentro delas.
POR ULTIMO Ô MALA OCULTA: VAI TE CATAR E PROCURAR A TUA TURMA, NÃO PRECISAMOS NESTE ESPAÇO DE PESSOAS QUE FAlTAM COM O RESPEITO AS OUTRAS, QUE DIRÁ AO ANFITRIÃO.

Rubem Rodriguez Gonzalez

Humberto Corradi disse...

Bom, pra começar não te dou a liberdade de ofender ninguém aqui, muito menos eu.

Outra coisa, se seu pensamento ainda está associado a briguinhas do tipo sennistas x piquetistas, seu lugar não é aqui mesmo.

Quanto a informação, citada na postagem, veio de reportagens da época, a qual tomei conhecimento depois de pesquisa.

O povo que vem aqui é exigente, pois sabe muito da coisa e preciso ter cuidado em cada postagem. Mas, faço tudo com carinho e atenção, e também com prazer, senão não teria nem começado o F1 Corradi.

E não basta ler revistas e livros antigos e ter mais de 200 sites nos favoritos , é preciso entender um pouquinho de inglês, alemão, francês, italiano e ainda arranhar russo, pra escrever, às vezes, uma linha.

Mas a recompensa vem na conquista de amigos sensacionais. Pessoas diferentes, que vem aqui todos os dias e que amam o automobilismo como eu. É pra esses que o Blog existe.

Humberto Corradi disse...

Rubem

Deixa pra lá. As pessoas às vezes se exaltam na internet, é fato. A resposta está dada ao cidadão.

Valeu

bruno mantovani disse...

Bem vindo ao time do blogueiros que irritam torcedores cego-fanáticos hehe

Marcelonso disse...

Corradi,


Nelsão de bobo não tinha nada, sabia do potencial de Senna.

Foi lá e disse para o pessoal da Parmalat que seria estupidez ter dois brasileiros na mesma equipe - deu no que deu.

Talvez pudesse ser a equipe dos sonhos, ou não...

Muitos pilotos vetaram outros - é briga de cachorro grande, não dá pra cruficar ninguém.

Senna vetou Warwick na Lotus, Prost vetou Senna na Williams,e por ai vai...

Particularmente nunca gostei das atitudes de Piquet extra-pista, mas lá dentro o cara era um monstro, não se pode negar.

abs

Marcos Antonio disse...

é corradi muito interessante essa história. Como marcelonso disse isso aocntece e muito, não é por causa de Piquet e Senna. aliás deixa esses xiitas pra lá.

abraços!

Anônimo disse...

Rubem, com todo respeito. Essa coisa de dizer que " Senna massacraria Piquet c/ o mesmo carro " é no mínimo uma falta imensa de respeito c/ um piloto que acabara de ser bi-campeão. Esse tipo de argumento só leva a mais e mais conflitos entre quem simpatizava por um ou por outro. Com toda sinceridade, você demonstra ser mais um torcedor do Senna daqueles irritantes, com os quais se é impossível manter um diálogo no que se refere aos saudosos anos 80. É chato pacas quando isso acontece. Não desmereço o Senna, aliás acredito em tudo que é dito sobre ele, da sua capacidade e muito também dos seus defeitos,fato esse que seus torcedores parecem ignorar cegamente. Mas admiro o Piquet muito pelo fato de ter feito o que fez, isso c/ dezoito vitórias a menos que o Senna, sempre pelo amor de pilotar um carro de corrida, aliás acho que Piquet curtiu cada momento dessas suas vinte e três vitórias no tempo que esteve na F1. Quando se encheu, saiu discretamente do mesmo jeito que entrou. Imagino um oba-oba terrível numa provável " despedida " do Senna. Idolatria é lamentável, reverência e admiração são louváveis. Everson Abreu.

Ike Nodari #41 disse...

Na minha singela opinião, o pior é a fala de respeito. Se um indivíduo não gosta do que está postado pode até discordar, mas esculhambar com o dono do blog é inadmissível. Pior, se esconde no anonimato. O importante é respeitar as diferenças. Abaixo ao radicalismo. Aquele abraço.

Anônimo disse...

Não Everson, é o contrário e a prova viva é que o Piquet corria do Senna como o diabo da cruz e com a sua maledicência comum para justificar a supremacia mais que comprovada do Senna dizia que o mesmo "dormia com mecânicos" e que "não gostava d emulheres" ao contrário dele.
é o lugar comum e o refúgio ods canalhas atentar contra a dignidade do seu antagonista tipo querendo dizer:

"Ele é muito melhor do que eu ,mas porque eu não quero me dedicar como ele"

Ao contrário do que possa parecer não pertenço a categoria das "viúvas" como se referem os brasileiros despeitados , invejosos e desrespeitosos aos fãs do Senna, só fui fã do José Carlos Pace e não sou nenhum obtuso movido por paixões exarcebadas como você tenta me imputar.
O Senna massacraria o Piquet sim, isso não é torcida é constatação. o maior e mais desafiador adversário que o Senna teve se chamou Jean MArie Balestre, isso eu não ouvi falar, isso eu acompanhei no dia-a-dia, e não têm oba oba meu caro, no nível do Senna só o Clark. depois vêm os outros.
Você é daqueles caras radicais e invejosos - só não sei de quê - que como o todo o torcedor cego do Piquet é adepto do boquirrotismo flácido que acusa os outros de radicais mas o seu próprio discurso é de um radicalismo singular, na sua obtusidade e ânsia de denegrir o Senna é capaz até de prever como seria a provável despedida do mesmo, , isso falando de alguém que morreu dentro da pista liderando uma corrida.... é o despeito e desrespeito levado ao extremo...
Mas não têm problema Everson, em todas as enquetes realizadas até hoje dá Senna como o melhor de todos os tempos, são enquetes fajutas aonde opinaram desde os mais conceituados cronistas até os pilotos em atividade e aposentados, como pode se ver pessoas que nada entendem do riscado....
Eu honestamente também acho que o Piquet abandonou as pistas por estar de saco cheio e não ter mais paciência com o esporte, mas uma corrente de pessoas teima em dizer que foi fruto da humilhação imposta por um piloto alemão queixudo e de curriculum até aquele momento bem fraquinho que entrou como segundo piloto e foi logo atropelando o cara. Essa corrente é tão maledicente e venenosa quanto os torcedores do Piquet que teimam em desmerecer o Senna para enaltecer o primeiro. Uma coisa os Piquetistas têm em comum, baixissimo conhecimento de F-1 e falta de educação e respeito para a opinião alheia, pela sua deturpada ótica e seu raso conhecimento da categoria você afirma isso:

continua...
Rubem Rodriguez Gonzalez

Anônimo disse...

continuação...

Mas admiro o Piquet muito pelo fato de ter feito o que fez, isso c/ dezoito vitórias a menos que o Senna, sempre pelo amor de pilotar um carro de corrida, aliás acho que Piquet curtiu cada momento dessas suas vinte e três vitórias no tempo que esteve na F1.
Pela sua canhestra e ridícula análise só o Piquet amava o automobilismo; de todos os pilotos no grid só Piquet saboreava as vitórias; as vitórias do Piquet eram melhores que as vitórias alheias e por aí vai. Sempre torci para os brasileiros, para mim a vitória de cada um era a vitória de todos nós, da forma que acontece em países civilizados e desenvolvidos.
Ocorre que o Piquet foi durante algum tempo absoluto e não precisava dividir as luzes dos holofotes com nenhum outro piloto brasileiro, com esse monopólio passou a destratar e fazer d emenos os jornalistas brasileiros e os fãs brasileiros em geral, tipo "eu dedico esse titulo para mim mesmo, o titulo é meu" , essas palavras quem proferiu foi o Piquet e não o Senna. Quando o Senna começou a brilhar e tratando a imprensa e a torcida em geral como ela deve ser tratada o tri trofeu limão começou a espalhar boatos difamatórios sobre a Sexualidade e o comportamento de alguém que soube capitalizar para sí a simpatia do público em geral, o Piquet preferiu continuar com a fama de "bad boy" e endeusado por um bando de frustrados que achavam os seus arroubos de grossura e falta de educação o máximo, tipo fã de heavy metal que acha o máximo quando vai a um show do seu ídolo e o mesmo mija em cima dele de cima do palco. Eu particularmente não sou masoquista e acho o máximo a educação e a polidez, afinal não cobro para torcer e se o Piquet acha que os titulos são só dele, que os enfie naquele lugar. Nunca precisei dos dois para nada, jamais corri atrás de algum deles para pegar um autógrafo. Como torcedor comum que sente prazer em ver um conterrâneo vencendo, me sinto bem melhor quando o cara tira uma bandeira brasileira do bolso do macacão e passa a agita-la do que uma declaração do tipo: eu é que ganhei e vocês que se f***m, então Piquet você pode mijar na cabeça dos seus fãs à vontade, mas na minha não.

Rubem Rodriguez Gonzalez

Rui Amaral Lemos Junior disse...

Caro Humberto, não vou entrar em polêmicas até pq talvez eu não entenda tanto qt outras pessoas.
Apenas que não admito comentários em meu blog de anônimos, são "apenas anônimos". Deixa para lá e passe a moderar os comentários, não para censurar muita gente boa que tem aparecido por aqui, simplesmente para que as polêmicas não atinjam um nível desses.

Um abraço

Rui

Anônimo disse...

Rubem, lamentável essa sua postura. Infelizmente você distorce literalmente o que eu disse. Em nenhum momento relato que outros pilotos têm menos amor ao esporte que outros. Apenas foquei meu comentário a respeito do Piquet e sua carreira, só isso. Você julga o Piquet como grosso, antipático, azedo; etc. Ok, acho que deveria se auto-avaliar também. Ao mesmo tempo diz que " jamais correu atrás de ambos p/ pegar seque um autógrafo ", louvável, realmente acho isso descartável e comprova que você não conheceu ambos c/ profundidade p/ julgar, assim como eu também não os conheci. O problema cidadão é que não existe santo na F1. O próprio Senna, longe de sua genialidade, já deu cotovelada em fan ( vide programa Stadium TVE 1985 pós GP do Brasil ). Então acredito que você não deva taxar um de arrogante, azedo, antipático... em relação do outro apenas por uma visão parcial, de fora ou achismo. Talvez você deva rever seus conceitos. Sem mais, finalizando por aqui. Everson Abreu.

Humberto Corradi disse...

Everson e Rubem

Acho que a polêmica já deu. O espaço é para celebrarmos o automobilismo e (principalmente eu)aprender ou lembrar fatos históricos. Sempre de uma forma lúdica. A discussão é bem vinda,mas sem "atropelos".

valeu

Anônimo disse...

Obrigado Corradi, por mim está fianlizada a "polêmica" que nada têm de polêmica. ficamos assim, vamos copiar os escoceses que tiram onda de ter dois dos maiores pilotos de todos os tempos. ao contrário de nós que temos mais que eles e perdemos tempo e energia tentando impingir defeitos extra pista que nada têm a ver com os pilotos em si; o importante é o que fizeram dentro das pistas, uns mais outros menos. o Piquet não foi menos piloto por ter sido anti´pático com tudo e comn todos, nem o Senna foi menos genial por ter dado uma cotovelada ou um chega pra lá em algum fã, quer seja com motivo ou sem ele.
Então vmaos ficar assim: a roupa suja brasileira quem têm o direito de lavar somos nós mesmos, feito isso vamos exaltar dois pilotos que possuem sozinhos 06 titulos mundiais e 64 vitórias, isso é o que importa e vmaos celebrar a paz ok?

Rubem Rodriguez Gonzalez

Fernando disse...

Se o Piquet vetou o Senna na Brabham, para mim isso é mais do que normal. Tanto que o Senna fez a mesma coisa com o Derek Warwick em 1986. Quem quer ser campeão tem que saber quem vai ter o mesmo carro que o seu, senão vai sofre pacas.

Por Dentro dos Boxes disse...

Corradi,

Senna era ambicioso e chegou aos seus objetivos como mostra a história...

Piquet sempre teve "faro" e percebeu logo o talento de Senna, mas se opos... natural...

Essa história já li várias vezes e vc postou com clareza o assunto... maravilha...

só lamento esse "anonimo" lhe ofender... isso foi lamentável...

PARABÉNS e continue a nos prestigiar com excelentes posts...

abs...

marcio jose disse...

Não é a toa que é um "anônimo".

Anônimo,Fake,covarde,semi analfabeto e acéfalo.

Não tem 1% do seu discernimento Corradi.


Parabéns pelo Blog!!!

Pedro Lopes disse...

Dúvido que o Senna vencesse o Piquet em 1994, por que o Piquet era mas experiente e o Senna nunca tinha dirigido um F1, um piloto precisa de 2 anos para um conhecer um F1, por norma o Piquet escolhia junto com o Gordon Muray pilotos fracos (Patrese, Rebaque, De Cesares, Fabi, Zunino, Manfred, Surer, François) evitando o confronto entre pilotos na mesma equipe, o próprio Piquet vetou em 1994 o Elio De Angelis (inclusive eram grandes amigos) por que sabia que o italiano era muito bom e poderia incomodá-lo na Brabham. A prova disto é que o De Angelis derrotava facilmente na Lotus o Nigel Mansell, o próprio Piquet quando assinou com a Williams disse que subestimou a capacidade do Mansell. Por isto este veto é normal. Não sou contra o Senna, até acho ele bem melhor piloto que o Piquet, basta fazer comparações com pilotos com o mesmo carro para ver que o Senna é bem superior, isto quem falou foi o Ducarouge que quando saiu da Lotus disse que o Senna era no mínimo 1 segundo por volta mais rápido que o Piquet e isto é verdade, basta consultar site de f1. O Frank Williams sempre disse o Mansell é mais piloto que o Piquet, mas o Piquet é mais esperto.

Anônimo disse...

Link de revista da época falando da tal ATS-BMW-Brabham:
http://books.google.com.br/books?id=sv-klIN9Q_YC&lpg=PA66&ots=okl51x-8Jo&dq=senna%20ats%20bmw%20brabham&hl=pt-BR&pg=PA66#v=onepage&q=senna%20ats%20bmw%20brabham&f=false

Cristiano

Jair disse...

O Senna tentou a Mclaren em 1984 não conseguiu, porque tinha Prost e Lauda, Dennis ofereceu a vaga de piloto de testes, Senna não quis..temia ficar muito tempo na geladeira sem se desenvolver...

Senna fez um pré-contrato com a Lotus em 1984 por 60 mil dólares, mas a John Player vetou...preferindo Mansell...

Senna tentou a Williams, mas eles tinham Laffite e Rosberg, além da Williams nas próprias palavras de Frank Williams não ser competitiva em 1984....

Senna tentou a Brabham, fez um pré-contrato com Bernie, mas Senna não conseguiu entrar uns dizem que foi por culpa do Piquet (declaração do Bernie uns 25 anos depois) outros dizem que a culpa é do patrocinador (Parmalat)

Finalmente Senna conseguiu a Toleman-Hart, era uma equipe média, mas ele pode se desenvolver...acho que se o Senna fosse para a Brabham ele seria humilhado pelo Piquet, não por causa da pilotagem e sim porque a Brabham que tinha sido campeã em 1983, foi muito mal em 1984 com muitas quebras de motor (depois que a FIA começou a fiscalizar os combustíveis), é quase certo que o Piquet iria dizer o Senna estragou o ambiente bom da Brabham...mas, Senna poderia sair fortalecido em 1984 se demonstrasse que era tão rápido quanto o Piquet...

O que eu admiro no Prost é que ele não veta ninguém, que eu saiba ele só vetou um piloto que foi o Senna em 1993...