quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Circuito di Pescara
























As fotos acima mostram parte da história do Circuito di Pescara na Itália, às margens
do Mar Adriático.

Com seus mais de 25 km de extensão e apontado por historiadores como um dos mais
perigosos de todos os tempos.

Recebeu sua primeira corrida em 1924.

Com o nome de Coppa Acerbo, em homenagem a um político fascista da época, a
prova foi vencida pela Alfa Romeo tendo como piloto um jovem desconhecido chamado
Enzo Ferrari.

O evento acabou se tornando muito prestigiado nos anos seguintes.

Por isso atraiu as maiores marcas da época.

As primeiras edições da Coppa Acerbo foram dominadas pela Alfa Romeo, apesar de
duas derrotas para o lendário Bugatti T35 e pra Maserati.

Já na década seguinte os alemães chegaram e venceram cinco edições seguidas.

Época em que a Auto Union e a Mercedes foram absolutas.

Após a Segunda Guerra Mundial e a derrota do fascismo, a prova recebeu o nome
de Circuito di Pescara e as corridas voltaram a acontecer em 1947.

Três anos depois, Juan Manuel Fangio escrevia seu nome entre os vencedores levando
a Alfa Romeo a mais uma vitória.

No ano de 1957 o circuito recebeu a Fórmula 1.

Cerca de duzentos mil espectadores assistiram a vitória de Stirling Moss após dezoito
voltas naquele que é o mais extenso circuito a receber a categoria máxima do automobilismo.

Foi a primeira e única vez que a Fórmula 1 passou por lá.

Houve ainda provas de Endurance e Fórmula 2 nos anos seguintes, esta última vencida
pelo novato Denny Hulme.

Até que em 1961 tudo se acabou.

Os organizadores reconheceram que não podiam garantir a segurança do público e dos
pilotos.

Dessa forma declararam extinto o circuito.

3 comentários:

Rubem Rodriguez Gonzalez Filho disse...

a segunda foto é de que ano?
Raridade fotos coloridas dos anos 50,admiro muito o seu trabalho publicando reliquias da f1,nunca desista dele

Humberto Corradi disse...

Rubem

é de 1957 mesmo, da corrida de Fórmula 1

Valeu

Oswaldo Roschel disse...

Ao invés de guard-rail tinha "poste-rail" - é de arrepiar. Acho que o segredo era entrar devagar nas curvas, mesmo porque, com 25 km, não dava para memorizar todo o circuito.
Essas fotos me dão saudades de um local/momento que eu nunca presenciei..