quarta-feira, 10 de abril de 2013

Revson






















Bom dia a todos.

Inglaterra. 1973.

Segunda largada.

13 comentários:

Anônimo disse...

Factos:
1ª corrida não concretizada de Roger Williamson. Envolvido na 1ª partida, ficando com o carro dstruido. Morreria na prova seguinte.

Apesar do aparato só um ferido no acidente. Andrea de Adamich com uma perna partida. Nunca mais voltou á F1.
Ficou com rancor de Jody Scheckter que nunca lhe pediu desculpas pelo sucedido.

Primeira de duas vitórias de peter Revson. A outra, muito polémica e duvidosa: GP Canada desse ano de 1973.

Sempre achei uma certa piada a Rikky Von Opel a tentar sair do carro em movimento aquando o acidente da partida.

Paulo Marques - Portugal

Anônimo disse...

Se é foto da 2a largada, mantiveram o grid original, que ficou como um queijo suiço... todo esburacado.

Apesar do título do post, Peter Revson, que largou em 3o, não aparece na foto... está mais à frente. No entanto, foi Ronnie Peterson (o pole position) quem liderou as primeiras 38 voltas. As demais (até a 67) foram lideradas por Revson.

Outro que largou bem foi Carlos Reutemann. Largou na terceira fila e já está atacando Emerson Fittipaldi pelo lado esquerdo...

Foram 29 os pilotos na primeira largada. Com o acidente provocado por Jody Scheckter, na 1a largada, 10 pilotos ficaram de fora na 2a, além de David Purley, que sofreu um acidente nos treinos e nem alinhou para a largada.

Foi o último GP de Andrea De Adamich. No 'salseiro' da 1a largada, ele acabou quebrando o tornozelo e encerrando sua carreira na F1.

A Surtees ficou de fora da prova: seus 3 pilotos foram envolvidos no acidente. Da mesma forma, a Shadow com seus 2 pilotos.

Esse foi o primeiro GP de Roger Williamson (March), mas por causa do acidente, não completou nem ao menos 1 volta. No GP seguinte, em Zandvoort, morreria em outro acidente, dessa vez 'solo'...


um abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

Na primeira largada Jody Scheckter fez uma verdadeira lambança daquelas!

Abraço!

Mauro Santana
Curitiba-PR

Anônimo disse...

Uma pequena correcção ao que eu disse e também o Breder.
O acidente não se dá na 1ª partida, mas sim ao fim da 1ª volta.

Paulo Marques - Portugal

zamborlini disse...

bela foto!!!

fernando disse...

reiterando o q disse zamborlini: sensacional essa foto, Peterson e Hulme (quem diria!) arrancando como dragsters, legal demais.

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outro dia vi no utube o inicio dessa corrida numa gravação da TV inglesa - presumo deva ter sido BBC, tudo importante era transmitido pela BBC naquela época, nada de sky, ITV etc - e duas coisas são notáveis, as duas do Stewart:
vem liderando para fechar a primeira volta e percorre a Woodcote em belo contrasterço, sem excesso, a trajetoria do carro perfeitamente natural, a saida de traseira (pé no acelerador,creio) é instantaneamente corrigida com o counterlock no volante .
na segunda passagem, é surpreendido na Woodcote por um bandeirinha - este já na pista - agitando as amarelas; mas creio que também a vermelha já tinha sido dada, pois Stewart entra na reta tirando o pé, e mesmo assim tem de frear forte pois a pista está obstruída por carros, pedaços de carros, pilotos saindo dos cockpits e fiscais de pista e bombeiros carregando extintores - uma verdadeira zona.
o interessante é q neste momento dá para se escutar a violenta freada de Stewart, no meio da reta de largada.

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do Revson: é conhecida a história de q sua família era totalmente contra a profissão de piloto de corridas, o nome da família era Revlon (da gigante dos cosméticos; ainda existe?), e ele então alterou sutilmente seu sobrenome para evitar mais contrariedades.

mas, bacana é que a alteração traz um trocadilho em inglês, um tanto sutil:
Revson, Rev + son, 'filho dos revs' , filho dos rpm (revolutions per minute), dos giros dos motores.

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por causa dessa "carambolage" provocada pelo jovem Sheckter, implantaram uma chicane na Woodcote para o GP de 1975 - acabando assim com o espetáculo de se ver os pilotos desafiando a curva, como demonstrado por Stewart.
mas em 1981, nem mesmo essa chicane conteve o impetuoso e amalucado Gilles Villeneuve, q também levou alguns outros carros com ele em sua escapada em direção ås telas de proteção, na saida da curva.

Diogo Oliveira disse...

Herdeiro da gigante Revlon, que ainda existe!

TW disse...

Que beleza de imagem!

Anônimo disse...

Ao fernando ( atrasado. . .)
Procura o GP da Inglaterra de 1969 que vc vai ver Stewart e Rindt barbarizando no contraesterço!!
Foi uma disputa épica, vencida ao final pelo "Vesgo", no ano do seu primeiro título mundial.
Abraço do Zé Maria

Anônimo disse...

Sem esquecer de dizer que a foto é linda demais!!!
Bons tempos. . .que infelizmente ficaram beeeeem para trás. . .
Um carro mais lindo que o outro, hoje é tudo muito parecido. . .
Zé Maria

fernando disse...

boa Zé Maria!

como sou 'adepto' dos atrasos (no caso específico dos comments), cá estou.

vou procurar sim - e justamente vc me fez lembrar, tenho um livro do Alan Henry com uma espetacular foto desse embate clássico, aqueles dois na Woodcote com um hipnotizado público ao fundo -foto espetacular que pretendo enviar pro Corradi.

um grande abraço

Anônimo disse...

Atrasado II, a missão!
fernando, seguinte:
Não custa lembrar de que o Peterson sempre barbarizava no contorno da Curva do Sol do antigo Interlagos, vinha com a barata completamente de lado, fosse ela o 712 M de F2 ou a 72 ou o P34 na F1. . .
Se não me falha a memória, ele foi o primeiro a fazer flat a 1 e a 2, quando todo mundo dizia ser impossível.
É isso, abraço e boa semana.
Zé Maria

fernando disse...


e é tudo verdade, Zé Maria!

rola uma história q li num forum qualquer dos branquelos lá da ilha de Sua Majestade Elisabeth II, em que aqueles se deleitavam a escutar a Lotus 72 do SuperSwede cantando os pneus (sobre o som do motor!) na Woodcote nas sessões de treino para o GP da ilustração acima.

grande abraço