terça-feira, 15 de outubro de 2013

Receita de Vitórias



























É preciso sempre estar atento aos detalhes.

Leia essa declaração de Fernando Alonso, extraída do site Grande Prêmio:

“Eu acho que o problema foi o nosso desenvolvimento. 

Nós não nos adaptamos ao novo pneu ou não demos os passos que planejávamos. 

Chegávamos às corridas de julho com algumas boas atualizações no papel, mas 

que não funcionavam tão bem na pista.”

O piloto quis mostrar porque a Ferrari ficou tão distante na batalha pelo título. 

Sagaz esse espanhol.

Acertou na mosca.

O maior segredo das vitórias da Red Bull está justamente aí.

A equipe austríaca não abre mão do aperfeiçoamento contínuo de seus carros.

Ah - você pode argumentar- mas todas as grandes equipes buscam melhorar de 
uma forma ou de outra durante a temporada.

Sim, concordo.

Porém não chegam nem perto do que Adrian Newey e seu time de engenheiros 
fazem.

Não é de hoje que a Red Bull, ao contrário de suas adversárias, constrói dois 
carros por temporada.

Por que?

Para não serem surpreendidos e poderem sempre estar na pole position das 
inovações.

Com isso estão sempre dois passos à frente do restante do grid.

A coisa tem funcionado assim.

O departamento de pesquisa, a joia da empresa, formado por quase 300 
profissionais é dividido em dois para realizar a tarefa.

O primeiro grupo busca soluções imediatas, enquanto o segundo prepara 
um novo foguete para destruir os adversários do meio do ano pra frente. 

Nesta temporada o time de Milton Keynes estreou seu segundo carro, a 
versão revista e melhorada, em Spa-Francorchamps.

O resto nós já sabemos.

Domínio completo.

Só que na Fórmula 1 ninguém é bobo.

E Mercedes, McLaren e Ferrari já perceberam que esse é o caminho.

Por isso a movimentação e tantas contratações na área técnica.

Para realizar a tarefa de imitar o sucesso alheio é preciso muito material 
humano de qualidade.

Os passes dos projetistas estão valorizados.

Então haverá um equilíbrio em 2014, na Nova Era Turbo?

Com tantas mudanças nas regras, quem pode adivinhar isso?

Mas agora entendo a preocupação da McLaren em tentar contratar um piloto 
como Fernando Alonso.

Porque o trabalho realizado precisa beirar a perfeição.

Nas duas pontas.

Da prancheta até o piloto.

Sem falhas.

Só assim para enfrentar a dupla Adrian Newey e Sebastian Vettel.

Pelo menos até que eles se separem. 

4 comentários:

maxwellman disse...

Assim também já é demais! Como esperar um equilíbrio no grid ou que as equipes reduzam seus custos com soluções esdrúxulas como essa?

Tuta Santos disse...

Talvez seja melhor que não se separem, eles podem criar duas superpotências aonde forem...

Ainda, agindo desse jeito a red Bull está fazendo as concorrentes trabalharem mais rapidamente com um carro só, se elas mantiverem o embalo, podem se dar bem quando montarem a "second unit". Jea notou que Hollywood usa muito a second unit? Pode ter vindo daí a ideia.

Anônimo disse...

Aí pergunto:

Em 2009, Button era realmente um gênio?

Pelo visto, esta muiiito longe disto.

Mauro Santana
Curitiba-PR

Ashpool disse...

Em 2009, chegaram a dizer q o título do Button mostrava q o Schumacher não era tão bom assim.

Piada.